Histórico


2010

O projeto CANTECHIS – Tecnologias para Canteiro de Obras Sustentável de Habitações de Interesse Social (HIS) – se  caracteriza como uma resposta à Chamada Pública MCT/FINEP/Ação Transversal Saneamento Ambiental e Habitação 06/2010 – edital disponível em: http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/460.

Foram objetivos específicos desta Chamada Pública:

  1. Promover a pesquisa científica e tecnológica e a inovação que contribuam para a melhoria das condições de saneamento e de habitação, em especial a de interesse social;
  2. Promover o desenvolvimento de soluções inovadoras aplicáveis ao saneamento ambiental e à habitação, que sejam de fácil aplicabilidade, baixo custo de implantação, operação e manutenção;
  3. Contribuir para a sustentabilidade dos serviços em saneamento ambiental e da habitação de interesse social;
  4. Contribuir para a elaboração e atualização das normas e resoluções técnicas aplicáveis às áreas de saneamento ambiental e de habitação;
  5. Propiciar a articulação entre Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica (ICTs) e organizações atuantes nas áreas de saneamento ambiental e de habitação;
  6. Promover a atuação integrada de ICTs em torno das áreas e temas prioritários definidos nesta Chamada Pública.

O CANTECHIS foi elaborado em resposta ao Tema Prioritário 2.2: Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas Aplicadas a Canteiros de Obras de Empreendimentos Habitacionais, Especialmente de Interesse social, Visando à Sustentabilidade Ambiental e Melhoria das Condições de Trabalho.

Quatro universidades brasileiras apresentaram-se dispostas a participar com pesquisa neste tema 2.2:

  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Federal da Bahia (UFBa)
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

As propostas iniciais foram analisadas e pré-qualificadas em setembro de 2010 – http://www.finep.gov.br/images/chamadas-publicas/Resultado-Etapa-1-saneamento-2010.pdf.

Em seguida, os coordenadores das propostas de cada universidade foram convidados para participar de uma reunião no Rio de Janeiro para montagem da rede de pesquisa.

Estes trabalharam durante dois dias na elaboração do projeto e na definição dos subprojetos que comporiam o projeto apoiados por um técnico e um assessor da FINEP. Também indicaram a coordenação do projeto.

Para o projeto foram levantados os possíveis parceiros intervenientes que se efetivaram com: Sinduscon/BA (Sindicato da Indústria da Construção Civil da Bahia), CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto).

O Formulário de Avaliação do Projeto (FAP) foi preenchido e submetido eletronicamente à FINEP em novembro de 2010. Foram apresentados sete subprojetos, sendo um o de Gestão da Rede. Na análise dos subprojetos, um foi cortado, demais foram aprovados parcialmente.

Em dezembro de 2010, foi publicado o resultado final da Chamada Pública – http://www.finep.gov.br/images/chamadas-publicas/Resultado-Final-Saneamento-Ambiental-06-2010.pdf.

 2011 a março de 2017

Em janeiro de 2011, celebrou-se o convênio com a assinatura pelos membros da rede. Em março de março de 2011 foi dado início à rede, sendo que a primeira reunião ocorreu em agosto de 2011 na UFSCar.

Em setembro de 2011 foram implementadas as primeiras bolsas do projeto via CNPq, com apoio da Plataforma Carlos Chagas. Também foram iniciados os processos de aquisição via processamento e controle da Fundação de Apoio Institucional (FAI) da UFSCar.

Durante os anos de 2012 a 2016 foram desenvolvidas várias atividades e obtidos diversos resultados.